Ansiedade e o Sono – 5 dicas para você viver bem

A ansiedade e o sono, estão diretamente relacionados. Você se encontra em um estado emocional desequilibrado quando está ansioso, dificultando o desligamento do cérebro ao se deitar.

Os pensamentos estão inquietos, existe uma montanha russa de emoções em sua cabeça e em seu coração. O travesseiro se torna seu confidente, no seu momento “consigo mesmo”, no silêncio, geralmente no escuro,  a reflexão é inevitável onde tudo fica aflorado e sem controle.

A cobrança, o sentimento de culpa, impotência, a busca por soluções, o sentimento de vítima, cada pessoa carrega seus problemas para o momento de se deitar.

O nosso portal conversou com a especialista Joise Machado Peneiras @joise.machado que é Psicóloga – Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, que nos trouxe um grande esclarecimento sobre o que a ansiedade altera em nosso organismo, e nos deu dicas valiosas de como acalmar esse sentimento e conseguir ter uma noite mais tranquila.

A Ansiedade e o Sono

Segundo a especialista  – “A ansiedade é um sentimento pertinente a vida de todo ser humano”. Muitas vezes, a ansiedade nos protege de situações de perigo, pois age como defesa a algo que nos causa medo. Entretanto, quando esse sentimento é persistente e atinge um padrão elevado de desconforto atrapalhando a vida cotidiana, estamos diante de um distúrbio de ansiedade.

Um dos sintomas mais comuns da ansiedade é a alteração do sono que se manifesta através da insônia ou do despertar precoce. Na maioria das vezes, a hiperexcitação mental, ou seja, o pensamento acelerado ou excessivo, não permite que a pessoa adormeça ou tenha um sono reparador.

A ansiedade e depressão na adolescência é comum, e muito importante, prestarmos atenção nos sinais que os adolescentes demonstram para conseguirmos diagnosticar e auxiliá-los o quanto antes.

Alternativas para aliviar esse sintoma da ansiedade e auxiliar na qualidade do sono

Algumas dicas que nos ajudam na qualidade do sono:

  1.  Rotina de horário: crie uma rotina para o sono: tente dormir e acordar no mesmo horário. Seu organismo vai se acostumar com esse ciclo biológico;
  2.  Exercícios de respiração: Inspire bem lentamente pelo nariz. Leve o ar até os pulmões e abdômen. Prenda o ar por 5 segundos e expire lentamente. Faça esse exercício de respiração por algumas vezes até que você se sinta mais relaxado;
  3.  Meditação: A meditação auxilia na percepção do próprio corpo, relaxa e nos ajuda a lidar com o estresse com mais facilidade. Comece gradativamente e sinta o benefício de meditar. Alguns aplicativos ajudam de forma efetiva na meditação guiada;
  4. Exercícios de relaxamento bioprogressivo Jacobson: Tensione grupos de músculos numa contagem até 10 e depois relaxe. Você pode iniciar com os músculos dos membros inferiores até atingir os músculos faciais ou vice-versa;
  5. Lembranças prazerosas: Busque em sua memória lembranças de momentos ou pessoas que trouxeram emoções boas como afeto, aconchego, alegria, etc.

Concluindo

A dica mais importante: procure ajuda! Ter uma boa qualidade de sono é extremamente importante para sua saúde física, mental e emocional.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.