Real Madrid – Campeão do Mundial de Clubes 2022

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA, mais conhecida como Campeonato Mundial de Clubes, teve mais uma edição em fevereiro deste ano, para nomear o time que teve o melhor desempenho do mundo em 2022, tendo como campeão o Real Madrid.

Neste ano, o clube espanhol levou vantagem sobre times como Flamengo (Brasil), Al Hilal (Arábia Saudita), Wydad Casablanca (Marrocos), Seattle Sounders (Estados Unidos), Auckland City (Nova Zelândia) e Al-Ahly (Egito).

Real Madrid – Octacampeão

É isso mesmo! Essa última vitória deu ao clube o título de octacampeão do Mundial de Clubes. Suas últimas conquistas ocorreram em: 1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018.

Quer saber mais sobre como foi o campeonato e mais detalhes sobre a vitória do Real? Então leia o artigo até o final!

Vantagens – Real Madrid e Flamengo

O Flamengo, por ganhar a Copa Libertadores da América de 2022, possuía uma vantagem em relação aos outros times, pois não precisou disputar as primeiras fases, indo diretamente para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes.

Similarmente, o Real Madrid, por ter se consagrado campeão europeu em 2022, também competiu somente a partir da semifinal do Mundial.

Primeira rodada

Primeiramente, na rodada inicial da competição, na cidade de Tânger – Marrocos, se enfrentaram os times Al-Ahly (vice-campeão africano) e Auckland City (decacampeão da Liga de Campeões da OFC – Confederação de Futebol da Oceania).

No decorrer do jogo, o Al-Ahly teve o domínio total da bola e teve mais presença no campo, enquanto o Auckland City permaneceu recuado – o que foi crucial para o time egípcio fragilizar o bloqueio do neozelandês foi o gol de Hussein El Shahat no fim do primeiro tempo. Enquanto no segundo tempo, mais dois gols, um de Mohamed Sherif e outro de Percy Tau.

A partida terminou com o seguinte placar:

  • Al-Ahly 3 X 0 Auckland City

Logo, o time egípcio continuou no campeonato, para enfrentar o estadunidense Seattle Sounders, enquanto o clube neozelandês foi eliminado.

Segunda rodada

Já na segunda rodada, ocorreram duas partidas, as quais descreveremos a seguir:

Wydad AC X Al-Hilal.

Ao contrário do jogo entre Al-Ahly e Auckland City, a partida foi muito equilibrada. Cada time fez um gol no tempo normal, porém, o jogo precisava ser desempatado. Passou-se a prorrogação, e nenhum gol. Então, a disputa foi para os pênaltis, e o Al-Hilal levou a melhor. O placar foi o seguinte:

  • Wydad AC 1 (3) X 1 (5) Al-Hilal

Seattle Sounders X Al-Ahly

A partida seguinte da 2ª segunda temporada foi de reviravoltas: o jogo, que permanecia morno e sem muitos lances emocionantes até o segundo tempo, quando Marcel Koller, técnico do Al-Ahly, realizou 3 substituições no time, que trouxeram mais movimento para a disputa por um lugar na semifinal.

Entre os jogadores que entraram estavam Sherif, Abdelkader e Afsha, sendo que o último, aos 42′ do segundo tempo, fez um gol para o time egípcio. Portanto, o placar terminou da seguinte forma:

  • Seattle Sounders 0 X 1 Al-Ahly

Semifinal

Assim, para a semifinal do Mundial de Clubes, sobraram: Al-Ahly, Al-Hilal, Flamengo e Real Madrid. Veja a seguir como foi essa fase do torneio:

Flamengo X Al-Hilal

Esse sim foi um jogo para se emocionar: a partida mal havia começado, e ocorreu um pênalti a favor do Al-Hilal. Na cobrança, Salem Al-Dawsari marcou o primeiro gol para o time saudita. Ainda no primeiro tempo, o Flamengo marcou seu primeiro gol, depois de crescer bastante em campo.

Porém, o cenário mudou quando mais um pênalti a favor do Al-Hilal foi marcado, e, com ele, mais um gol de Salem Al-Dawsari. A penalidade custou a expulsão do jogador Gerson, do Flamengo, pelo VAR.

No segundo tempo, aos 24′, mais um gol da equipe saudita: dessa vez, o responsável foi Vietto. Mesmo assim, o Flamengo não desistiu, com Pedro marcando mais um gol para o carioca nos acréscimos.

Numa difícil partida, 2022 não foi a vez do Brasil ganhar seu 11° título no Mundial de Clubes. Porém, coube ao Flamengo disputar pelo terceiro lugar no campeonato, e ao Al-Hilal a 1ª vaga da final. O placar final foi:

  • Flamengo 2 X 3 Al-Hilal

Al Ahly X Real Madrid

No 2° jogo da semifinal, Al Ahly e Real Madrid se enfrentaram. No primeiro tempo, Vini Jr. abriu o placar aos 41′, após grandes dificuldades encontradas pelos espanhóis. Já na etapa final da disputa, Valverde marcou o segundo gol para o Real, mas foi seguido por um pênalti marcado a favor do time egípcio.

Na cobrança, Ali Maalou marcou o 1° gol para sua equipe, diminuindo o espaço entre os times. Porém, aos 46′ Rodrygo marcou mais um ponto para o clube espanhol, e aos 52′, Arribas, fez o 4° gol para o time. Portanto, o placar final do jogo foi:

  • Al Ahly 1 X 4 Real Madrid

O Real Madrid prosseguiu para a final, junto ao Al-Hilal, e coube ao Al-Ahly disputar o 3° lugar com o Flamengo.

Disputa pelo 3° lugar

Como mencionado anteriormente, a partida se deu entre Al-Ahly e Flamengo. Mais uma vez, houve um jogo bem movimentado para o Flamengo. O primeiro tempo iniciou com vantagem para o rubro-negro, com um gol de pênalti de Gabigol. Porém, para acirrar a disputa, os egípcios empataram o placar, com um gol de Abdelkader.

Na segunda etapa do jogo, o Al-Ahly marcou mais um gol com Maaloul, mesmo após a defesa do goleiro Santos num pênalti. Assim, o Flamengo, para virar o jogo, depois da expulsão de Abdelfatah, do Al-Ahly, marcou mais três gols: dois de Pedro, e um de Gabigol. Veja a seguir o placar final do jogo:

  • Al-Ahly 2 X 4 Flamengo

Com o fim dessa partida, o Flamengo conquistou o 3° lugar do Mundial de Clubes.

A GRANDE FINAL – Real Madrid 5 X 3 Al-Hilal

Por fim, tivemos a vitória de 5 X 3 do Real Madrid sobre o Al-Hilal. Pelo clube espanhol, Vini Jr. marcou 2 gols, e foi nomeado o melhor jogador do Mundial de Clubes. O uruguaio Valverde também marcou 2 gols, ficando marcado como a dupla dinâmica de Vini no campeonato.

Benzema, vencedor da Bola de Ouro de 2022, também não podia ficar de fora, e marcou um gol com a assistência de Vini Jr.

Pelo Al-Hilal, os jogadores a pontuar foram Vietto, com 2 gols, e Marega, com um gol.

A vitória do Real, apesar da chuva de gols, não foi fácil, pois os sauditas também lutaram até o final, e conta com uma ótima equipe e um renome em sua região: o time é o maior campeão da Liga dos Campeões da Ásia, com 4 títulos, e o maior campeão da Arábia Saudita, com 18 conquistas. Além disso, o time foi 4 vezes vice-campeão continental.

Gostou do nosso conteúdo? Já que falamos de uma grande vitória do Campeonato Mundial de Clubes, não deixe de conferir este artigo! Nele, você encontrará o histórico de todos os campeões da Copa do Mundo e do Mundial de Clubes!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.