Qual é a relação entre esportes e cérebro? – Como nosso corpo reage a estímulos esportivos

Você já ouviu falar que praticar esportes pode fazer bem para a mente, não é? Mas você sabe qual é a verdadeira relação entre esportes e cérebro?

A prática recomendado mundialmente é em média, para adultos, 150 a 300 minutos de prática de atividades aeróbicas moderadas a intensas (como andar de bicicleta, subir escadas, caminhar e correr) por semana.

Já para crianças e adolescentes, esse tempo é de 60 minutos por dia. Porém, será que o órgão estabeleceu essa meta com foco somente no bem-estar físico?

Somente para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard apresentou que simples 15 minutos de caminhada reduzem os riscos de tristeza excessiva em 15%, o que prova o quão significativa a prática esportiva pode ser para o nosso bem-estar mental.

A relação entre esportes e cérebro

Além disso dentre as atividades físicas nos proporcionarem uma maior sensação de bem-estar, por auxiliarem nosso corpo a liberar endorfinas, neurotransmissor do bem-estar.

Essas atividades físicas auxiliam nosso cérebro de diversas outras maneiras. Listamos apenas algumas delas a seguir:

1. Estimulam o senso de socialização e cooperatividade

O senso de socialização, comunicação e cooperatividade é uma das habilidades adquiridas principalmente quando praticamos esportes em equipe, pois a partir do momento que compartilhamos momentos de diversão e bem-estar com um time, no qual todos os integrantes possuem um objetivo em comum, nos conectamos com essas pessoas e colocamos em prática, ou melhoramos, nosso senso de cooperação.

2. Reduzem os níveis de agitação a longo prazo

Pelo fato de uma rotina esportiva, em especial as atividades aeróbicas, reduzir a produção do cortisol – o hormônio liberado no organismo em situações de perigo e estresse -, consequentemente diminui os nossos níveis de irritação.

Você, alguma vez, enquanto movimentou seu corpo de maneira mais vigorosa, já não se sentiu descarregado e distante dos problemas cotidianos? É sobre esse efeito que estamos dizendo.

3. Melhoram a qualidade do sono

Dando continuidade às nossas provas da existência da relação entre esportes e cérebro, temos que eles nos ajudam a adormecer de forma mais rápida e aprofundar nosso sono, fazendo com que nossos tecidos celulares respirem e que consigamos assimilar todas as informações recebidas no nosso dia, e, com resultado, nos tornarmos mais dispostos no dia seguinte.

4. Relação entre esportes e cérebro – Atividades físicas melhoram a memória

De acordo com um estudo da University Texas Southwestern, a prática de esportes faz com que haja um maior fluxo sanguíneo para as regiões do cérebro que atuam na memória. Logo, associado ao fator anterior, percebemos que a atividade esportiva é crucial para as nossas capacidades mentais mais afiadas.

5. Contribuem para a construção da autoimagem

Como consequência da diminuição da circunferência abdominal, da melhora da postura, do aumento da força, nosso comportamento é positivamente afetado, em especial na autoestima, a segurança, e a consciência de autocontrole.

6. Trabalham nossas habilidades de liderança

Ao treinar, competir, vencer e perder junto a um time, criamos, como mencionamos nos primeiros tópicos, é criado em cada um um senso de equipe. Porém, essa mentalidade está fortemente ligada ao desenvolvimento de qualidades de liderança e de resolução de conflitos principalmente no ambiente de trabalho, a longo prazo.

7. Trazem melhoras no ambiente acadêmico

Como efeito de alguns aspectos cognitivos que trouxemos, como a melhora da memória, da concentração e da qualidade do sono, temos a evolução em atividades realizadas em ambientes acadêmicos: as notas aumentam, e, em muitos casos, há a superação da timidez, justamente por consequência da construção da autoimagem e da melhora das habilidades de liderança.

Relação entre esportes e cérebro – Conclusão

Concluindo nosso artigo de hoje, vimos diversos efeitos positivos que a prática esportiva pode trazer à nossa mente. Vimos que ela nos proporciona a sensação de bem-estar, reduz os nossos níveis de estresse, aumenta a nossa qualidade do sono, melhora a memória, contribui com a construção de nossa autoimagem, trabalha nossas habilidades de liderança e melhora nosso desempenho acadêmico.

Sabemos que nossa rotina está a cada vez mais ocupada, e que encontrar um tempinho para dedicar a um hobby ou a um autocuidado pode ser uma tarefa difícil, porém, conforme mostramos, praticar esportes traz inúmeros benefícios para uma série de aspectos de nossas vidas.

Portanto, se você ainda não se identificou com alguma modalidade, procure uma o mais rápido possível, certamente encontrará alguma com que se identifique e aproveite.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.