O grandeprêmio de Fórmula 1 em Abu Dhabi receberá a sua 15ª corrida em 2023 e, por mais que o campeonato já tenha sido decidido, tanto de pilotos quanto de construtores, ainda temos alguns pontos importantes a avaliar em questão do desenvolvimento dos carros.
O traçado de Yas Marina foi reduzido em 2021: algumas curtas foram retiradas, o que fez com que a pista ficasse ais rápida. Por mais que a diferença não seja muito visível, o layout melhorou consideravelmente e deixou as disputas mais interessantes para o novo circuito de Yas Marina.
Já há alguns anos é a prova que encerra a temporada, e tem sido o palco de campeonatos já decididos, exceto em 2021, uma das maiores temporadas da história da Fórmula 1, na qual até a última curva não sabíamos quem seria campeão.
O que ainda está em jogo no grandeprêmio de Fórmula 1?
Então o que está ainda em jogo para esse grande prêmio? Tanto no campeonato de pilotos quanto no campeonato de construtores já estão definidos, porém temos ainda a disputa pelo quarto lugar: Carlos Sainz e Fernando Alonso estão com 200 pontos, enquanto Lando Norris tem 195 e Charles Leclerc, mais trás, com 188 pontos.
Norris e Sainz saem com vantagem em relação a Fernando Alonso, pois são carros que evoluíram mais do que Aston Martin, principalmente a McLaren, apesar de seu desempenho não muito bom ao longo do fim de semana. Desde o Grande Prêmio da Áustria, a equipe tem apresentado a maior virada de performance da história dentro de uma temporada.
Uma disputa menor que também terá o final selado é a de Bottas versus Tsunoda no Mundial de Pilotos. Porém, os olhos nesse GP estarão voltados para a briga entre Ferrari, Aston Martin e McLaren, pois no campeonato de construtores o vice-campeonato ainda está em aberto. Porém, por mais que terminar em terceiro na Fórmula 1 não seja tão ruim, Mercedes e Ferrari darão o máximo para conquistar a posição, isso porque ambas são equipes são consagradas, além de que existe também um escalonamento de desenvolvimento.
Além disso, por conta dessa disputa, as equipes terão mais tempo para poderem desenvolver os seus carros e realizarem mais testes, o que pode fazer total diferença na temporada de 2024, num eventual confronto direto entre as montadoras.
Expectativas para a temporada de 2024
A atual hegemonia da Red Bull na Fórmula 1 é inegável: caso a equipe consiga melhorar seu desempenho em 20% para o ano que vem, as outras equipes precisam melhorar 40, 50% para poder alcançar a equipe, algo similar ao que a McLaren fez nessa temporada.
Então, tratando-se de uma situação um pouco mais complexa, terminar à frente do seu rival pode significar maior visibilidade no mercado geral, não somente na Fórmula 1. Talvez, um aumento de vendas em produtos incluindo carros uma valorização nas ações para o desenvolvimento do próximo ano, já não seria tão interessante para as equipes, pela possibilidade de “ficarem para trás” no quesito horas e testes, que podem ser feitos permitidos no caso pelo regulamento. Mas temos mais tempo, mais testes para poder aproveitar para próxima temporada…
O que esperar da corrida de amanhã
Logo, o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Abu Dhabi vai além de simplesmente um encerramento da temporada. Temos a batalha pelo vice-campeonato, e também a briga entre as montadoras Williams e Alpha Tauri e Alfa Romeo e Haas.
Apesar dessas equipes não costumam marcar muitos pontos no único final de semana, também podemos citar que entre Aston Martin e McLaren possuem 11 pontos de diferença entre si. Caso a primeira desconte essa diferença em uma única prova, os dois carros da McLaren precisariam abandonar a corrida, enquanto a Aston Martin, pontuar com ambos os pilotos com uma condição climática seca e um tempo aberto para o GrandePrêmio de Abu Dhabi, um desafio para seus carros.
A gama de pneus escolhida pela Pirelli para esse GP é a mais macia possível, com os pneus C3, C4 e C5, lembrando que a pressão pode ser alterada após os treinos livres. Caso a Pirelli identifique algum tipo de problema, a expectativa é de uma corrida com o novo traçado, o que faz com que os carros andem muito próximos um ao outro nesse final de temporada o que aumenta ainda mais a adrenalina.
Poderá ver o vídeo sobre o que esperar do grande prêmio de Fórmula 1 no youtube aqui.