CDB – Certificado de Depósito Bancário – Entenda como a aplicação funciona

Caso você não saiba, o CDB é um dos investimentos mais populares entre as pessoas que investem em renda fixa e isso se deve principalmente à rentabilidade e segurança do mesmo investimento.

Ou seja, isso nada mais é do que um título detido por várias instituições bancárias podem ser gastas para arrecadar dinheiro. Muito interessante, não é?

Gostaria de conhecer melhor o CBD? Portanto, leia este artigo até o final, pois nele você terá acesso às melhores e mais importantes informações sobre o investimento em questão. Vamos?

Veja o que é CDB e como funciona

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) nada mais é do que um título de renda fixa que pode ser emitido por milhares de bancos.

Com isso em mente, é fácil entender que qualquer investidor pode tê-lo em sua carteira de aplicações financeiras.

Funciona basicamente como um empréstimo feito com seu dinheiro para uma instituição bancária: em troca deste serviço, você receberá uma taxa de retorno que se estabelecerá e definirá no ato da compra.

Utiliza-se o dinheiro emprestado para financiar diversas atividades do banco emissor, tais como: projetos, crescimento e amortização de dívidas.

Vale ressaltar que os Certificados emitidos por instituições bancárias de pequeno porte tendem a ter maior rentabilidade. Da mesma forma, aqueles com prazos mais longos tendem a ter rendimentos mais atrativos.

Onde a aplicação está disponível para investimento

Muitas pessoas não sabem, mas é possível investir em CDBs através de bancos tradicionais e corretoras de valores, o que pode abrir um leque de possibilidades para milhares de investidores.

Requisitos básicos para investir em CDBs

Tenha uma conta: Primeiro você precisa ter ou abrir sua conta no banco ou em uma plataforma de investimento confiável, basta preencher seus dados pessoais, criar um login e senha.

Transferência: após ter sua conta criada em uma plataforma de investimento, é preciso transferir o valor a ser investido para o CDB e enviá-lo para a corretora escolhida via TED.

Acesso à plataforma: Neste ambiente você encontra as melhores informações sobre o investimento realizado e também sobre os demais tipos de investimentos que podem ser feitos com a corretora. Este é um dos momentos mais importantes de todo o processo. Você confere os CDBs disponíveis, em “Como investir”, e, em seguida, escolha o que melhor se adapta a você e é benéfico para você.

CDB para investidores de renda fixa

O CDB é uma opção bastante atrativa para muitos investidores de renda fixa. Veja abaixo quais são as principais pontos positivos:

Simplicidade: Investir é muito simples, pois você só precisa ter acesso à internet e à uma conta em uma instituição financeira, todo o processo é feito online.

Rentabilidade: Alguns títulos oferecem boa rentabilidade, onde é possível encontrar títulos com rendimentos superiores a 100% de oferta CDI.

Diversidade: Quem tem interesse em diversificar sua forma de investimento os grandes aliados são os CDBs, por se tratarem de títulos diversificados e com data de resgate.

Considerações finais sobre os investimentos no CDB

Para encerrarmos este artigo, esperamos ter ajudado você a entender um pouco melhor sobre o CDB – Comprovante de Depósito Bancário. Dessa forma, uma pesquisa muito bem feita na internet traz conhecimentos sobre economia e o mercado financeiro.

Lembrando que essa não é nenhuma recomendação, mas um simples informativo, para tentar levar conhecimento, educação financeira, a quem ainda não conhece a modalidade, procurar estudar e entender melhor os termos que nos acompanham o mercado financeiro em nosso cotidiano.

Para maiores informações procurem os órgãos regulamentadores e na B3.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.