Relembre conosco o legado da maior personalidade do futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, nosso ídolo Pelé.
Pelé é considerado pelos especialistas como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Ele é conhecido como “O Rei do Futebol” por suas habilidades incomparáveis e é o único jogador a conquistar 3 títulos mundiais, marcando 12 gols durante os torneios.
Você vai descobrir como Pelé evoluiu para o jogador mais talentoso que o mundo já conheceu, os fatos mais interessantes sobre sua carreira e como ele continua a inspirar muitos atletas ao redor do mundo.
A Ascensão
Pelé nasceu como Edson Arantes do Nascimento em 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais. Seu nome, “Pelé”, foi dado a ele quando ainda era criança, quando seu amigo De Brito exclamou “Você não é Edson, você é Pelé”. Foi desde cedo que ele mostrou talento para o futebol.
Aos seis anos, ele já jogava em um time sub-9 e aos onze, já dirigia o time de sua cidade. Em 1956, aos 15 anos, o jovem Pelé assinou um contrato com o Santos, e a partir daí teve uma ascensão meteórica, da Vila Belmiro para o mundo!
Maravilhas de Pelé
Em 1959, quando fez dezoito anos, Pelé ganhou seu primeiro título mundial e marcou seu primeiro gol na Copa do Mundo. A partir deste momento, Pelé se tornou uma lenda internacional. Ele marcou gols na Copa do Mundo de 1962, 1966 e 1970.
Aos 22 anos, foi o artilheiro da Copa de 1962 com 8 gols em apenas 6 jogos, fazendo dele o maior artilheiro de todos os tempos. Em 1966, com 25 anos, ele conquistou o segundo título mundial e 10 anos depois, em 1970, ele conquistou o seu terceiro e último título mundial, tornando-o o único jogador a conquistar três títulos mundiais.
Pelé sabia chutar a bola com pé direito ou esquerdo, antecipava os movimentos dos adversários. Atuava como atacante, mas podia recuar e se meio campo, fazia excelentes assistências com sua visão e habilidade de passe, era um excelente driblador.
Carreira da Vila Belmiro para o mundo
Durante sua carreira de quase cinco décadas, Pelé também se tornou conhecido por outras habilidades além de marcar gols, incluindo as habilidades de dribles, passe, desarmes, pensamento estratégico e liderança.
Mesmo depois de sair do Santos, que era considerado como a casa do Pelé, ele continuou a jogar, com o Cosmos de Nova York, entre 1975 e 1977.
Recordes de Pelé
Durante sua carreira, Pelé alcançou uma série de recordes incríveis, alguns dos quais ainda superam hoje. Ele marcou 1283 gols em 1363 jogos, tornando-se o maior artilheiro de todos os tempos. Além disso, ele foi o primeiro jogador a marcar quatro gols em um jogo de Copa do Mundo, durante a partida de 1958 entre Brasil e França.
Um outro fato interessante é que Pelé é o único jogador a ter marcado gols em quatro Copas do Mundo consecutivas. O atacante tem sido homenageado por diferentes times e atletas, cravando sua pegada em diversas calçadas da fama dos clubes. Além de receber homenagem do governo brasileiro com uma estrela de ouro.
Em 2006 conquistou um lugar na calçada da fama de Hollywood gravando seus pés e mãos, além de sua assinatura tão marcante e característica.
Legado
Pelé é amplamente considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Seu legado se estende além das quatro Copas do Mundo e dos 1283 gols que ele marcou. Ele usou seu alcance e fama para promover o esporte a educação e o bem-estar social.
Em 2000, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional e Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ainda venceu o prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA.
Pelé é hoje uma autoridade mundial e influência o esporte em todas as partes do mundo. Ele é muitas vezes citado como um dos maiores atletas da história do mundo. Seu nome perdurará por muitos anos e continuará a inspirar muitos jogadores.
Conclusão sobre Pelé
Por meio de sua habilidade com os pés, sua dedicação e liderança, Pelé moldou a história do futebol para sempre através de sua trajetória esse magnífico jogador e mudou o esporte e o jeito de jogar futebol. Contudo o ídolo nos ensinou que podemos nos tornar grandiosos conquistando nossos sonhos, nos inspirando a nunca desistir e a acreditar em nós mesmos.
“Amor, amor e amor”.
– Pelé